Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7845
Título: Referir e argumentar: atividades de manipulação de sentidos
Autor(es): MESSIAS, Patrícia Fernandes de
Palavras-chave: Texto jornalístico; Argumentação; Referenciação
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Fernandes de Messias, Patrícia; Carlos dos Santos Xavier, Antonio. Referir e argumentar: atividades de manipulação de sentidos. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumo: O objetivo central desta investigação é descrever o papel das estratégias de referenciação da nominalização, do encapsulamento anafórico e da expressão nominal na construção de notícias e reportagens da imprensa escrita, dando conta de que, no procedimento referencial que elas executam, existe um fazer argumentativo embutido. Essa crença é reforçada por teorias da referenciação que levam em conta os aspectos sociais, históricos e cognitivos do seu processamento e também se reforçam pela idéia de argumentação como aspecto constitutivo das atividades de linguagem. Para comprovar tal hipótese, esta investigação debruçou-se sobre a análise de textos do domínio jornalístico, tendo como foco notícias e reportagens do jornais Folha de S.Paulo/SP, Diário da Manhã/GO, Jornal do Comércio/RS e Jornal do Commercio/PE. As matérias foram selecionadas durante o período de 03 a 08 de outubro de 2005. Com isso, questiona-se o trabalho discursivo de indução desempenhado pelos veículos de informação na reprodução dos fatos junto ao público leitor. Ao mesmo tempo, também se duvida da carapaça de neutralidade de que se reveste o fazer jornalístico. Os resultados das análises apontaram para o necessário acréscimo do potencial argumentativo à descrição das estratégias remissivas referenciais aqui trabalhadas, ao passo que suscita a necessidade de um trabalho escolar que contemple tais recursos para o desenvolvimento da competência argumentativa. Em termos de implicações pedagógicas, essa necessidade ensejou a construção de uma proposta de intervenção didática referente à leitura e produção de textos no Ensino Médio, visando à preparação de cidadãos aptos ao reconhecimento desses engendros jornalísticos e, portanto, senhores do exercício da sua cidadania
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7845
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7815_1.pdf878,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.