Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7819
Título: Práticas funerárias na Pré-História do Nordeste do Brasil
Autor(es): Cisneiros Silva, Daniela
Palavras-chave: Arqueologia; Sepultamentos; Pré-História
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cisneiros Silva, Daniela; Pessis, Anne-Marie. Práticas funerárias na Pré-História do Nordeste do Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A morte sinaliza a desintegração e a dispersão daquilo que foi um indivíduo: a pessoa morta torna-se um antepassado. Cada sociedade dirige seus rituais funerários ou acomoda-se a eles de acordo com os elementos de seu universo mítico. A preocupação humana em proteger ou preservar seus mortos, leva à transmissão e perpetuação das práticas funerárias através de gerações. O ritual funerário cria e mantém o senso de conexão de um grupo social, tornando-se parte integrante dele. Com o objetivo de estudar os enterramentos pré-históricos do Nordeste brasileiro, iniciamos uma pesquisa sobre diferentes grupos culturais, estabelecendo através da utilização de dados arqueológicos e etnográficos padrões, bases comuns a serem comparadas. Nós demos mais ênfase aos enterramentos datados (23% de um universo de noventa e sete enterramentos em vinte e um sítios), mostrando como tratam o corpo, as sepulturas e a cultura material associada
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7819
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7743_1.pdf3,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.