Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7800
Título: Logs de bate-papos virtuais : a transformação de um gênero hipertextual
Autor(es): LEITÃO, André Alexandre Padilha
Palavras-chave: Escrita em língua estrangeira; Gêneros textuais; Internet
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alexandre Padilha Leitão, André; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. Logs de bate-papos virtuais : a transformação de um gênero hipertextual. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A diversidade de pesquisas científicas relacionadas ao uso de novas tecnologias aplicadas à educação tem crescido velozmente nos últimos anos devido à popularização da internet. O chat, um gênero textual que só se realiza através da conexão à internet, vem sendo alvo de muitas investigações no campo da ciência lingüística. O propósito desta pesquisa é incluir os registros eletrônicos (arquivos de log) gerados a partir de bate-papos virtuais via software e utilizá-los como texto-base para o processo de transformação textual mediada em língua estrangeira na produção de dois gêneros textuais: a entrevista e o artigo de opinião. Os alunos de uma escola particular de ensino profissionalizante do Recife participaram de oficinas de discussão virtual, realizaram a leitura dos arquivos de log gerados a partir das oficinas e estudaram os gêneros entrevista e artigos de opinião, com vistas a transformarem os registros eletrônicos através da mediação em sala de aula. O corpus da pesquisa foi composto pelos arquivos de log de cada uma das oficinas de discussão e as transformações textuais realizadas pelos alunos. A fundamentação teórica adotada neste trabalho contemplou os pressupostos de Canale (1983), Vygotsky (1998), Feuerstein (In: Gomes, 2002), Meurer (1997), Marcuschi (2004) e Bronckart (1999). Os resultados da pesquisa revelaram a necessidade de novos procedimentos didático-metodológicos que visem uma melhoria na escrita em língua inglesa. Espera-se poder contribuir com reflexões acerca de novos procedimentos para a produção de gêneros a partir do uso de textos já produzidos pelos alunos em ambientes virtuais, considerando a mediação e a monitoração como fatores determinantes para o desenvolvimento da escrita em língua estrangeira
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7800
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7530_1.pdf3,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.