Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7796
Título: José Saramago e Evgen Bavcar: os paradoxos do olhar
Autor(es): COELHO, Ana Carolina Sampaio
Palavras-chave: Corpo; Fotografia; Imagem; Cegueira; Olhar
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carolina Sampaio Coelho, Ana; do Carmo de Siqueira Nino, Maria. José Saramago e Evgen Bavcar: os paradoxos do olhar. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Em Evgen Bavcar e José Saramago: os paradoxos do olhar, discutimos o excesso de luminosidade como característica da sociedade contemporânea. Empreendemos um estudo crítico da visão a partir de uma análise comparativa entre o romance O Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e cinco fotografias de Evgen Bavcar, presentes no livro Memórias do Brasil. Um dos objetivos do trabalho é procurarmos responder às questões: O que é ver? Quais as dimensões do visível? Neste estudo pensamos a cegueira como uma outra possibilidade de percepção em um tempo onde há o predomínio das imagens e também a imaginação como o berço para imagens novas e originais. Empreendemos uma discussão sobre o corpo como um veículo de compreensão do mundo tanto para Bavcar, que tem em seu corpo um dos maiores instrumentos do seu ato fotográfico, como para os personagens cegos de Saramago, que reinventam uma nova maneira de estar no mundo a partir da necessidade do contato físico para se orientarem na cidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7796
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7524_1.pdf4,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.