Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7791
Título: Estudo variável do apagamento dos ditongos decrescentes orais em falares do Recife
Autor(es): CARVALHO, Solange Carlos de
Palavras-chave: Glide; Sociolingüística; Mudança lingüística; Variação lingüística; Ditongo decrescente
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carlos de Carvalho, Solange; Virginia Telles de Araújo Pereira Lima, Stella. Estudo variável do apagamento dos ditongos decrescentes orais em falares do Recife. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Este estudo trata da descrição e análise do apagamento dos glides que compõem os ditongos orais /aj/, /ej/, /oj/, /aw/, /ew/, /ow/ em falares do Recife, a partir de uma perspectiva variacionista. Os dados foram coletados seguindo a metodologia laboviana da "Teoria da Variação" (LABOV, 1972) por ser considerada pertinente para delimitação de uma amostra representativa, válida para o estabelecimento de generalizações. Como se trata de uma análise também da variação interna da norma culta, dentre os fatores extralingüísticos comumente selecionados, como: sexo, faixa etária, incluímos mais um, referente ao bairro de origem do informante. Com essa variável poderemos controlar a variação lingüística x origem social do entrevistado. Quanto aos fatores lingüísticos, consideramos os contextos segmental, prosódico e posicional de ocorrência do ditongo, assim como a categoria gramatical em que o mesmo é encontrado. Para a interpretação dos resultados, controlamos os dados quantitativos com uma avaliação qualitativa do corpus, em que 1135 ocorrências dos ditongos, 659 foram formados com o glide /j/ e 445, com o glide /w/. Os resultados alcançados na pesquisa nos levam a uma constatação de que o apagamento dos ditongos decrescentes orais evidenciam uma mudança, uma vez que os glides quando em contextos específicos foram praticamente categóricos diante de palatal e tepe
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7791
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7508_1.pdf850,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.