Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7787
Título: Tu me acostumbrastes : como Alberto Fuguet repensou o legado do boom de Gabriel García Marquez
Autor(es): QUEIROZ, Schneider Carpeggiani de
Palavras-chave: Literatura hispano-americana; Identidade cultural
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carpeggiani de Queiroz, Schneider; Nogueira Rodrigues, Lucila. Tu me acostumbrastes : como Alberto Fuguet repensou o legado do boom de Gabriel García Marquez. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Esta dissertação dá início a um mapeamento da literatura hispano-americana contemporânea, procurando entender como seus escritores lidam com a herança do principal nome do "boom" da década de 1960, o vencedor do Prêmio Nobel Gabriel García Márquez . Optamos por centrar a análise dessa nova geração literária nas propostas do prefácio da antologia McOndo, organizada pelos autores chilenos Alberto Fuguet e Sérgio Gómez. O prefácio McOndo propôs um ponto final ao realismo maravilhoso e pediu aos seus integrantes que escrevessem pensando num mercado global, distante de qualquer clichê latino. Primeiramente, a dissertação se focou na pesquisa dos significados da palavra Macondo, cidade utópica criada por García Márquez para lidar com a história da América Hispânica. Em seguida, buscamos entender como o sonho utópico de Macondo serviu como ponto de partida para a crítica de Fuguet e Gómez. Nossa pesquisa compreendeu ainda que a geração literária surgida na década de 1990 na América Hispânica, da qual os autores chilenos fazem parte, sofre uma influência direta das ditaduras surgidas nos anos 1960 e 1970. Para entender a crítica que McOndo faz à herança do "boom", foi preciso mapear como o processo ditatorial vivido pelo Chile foi tratado por esses autores. Nossa escolha para essa análise foi o romance Baixo Astral, obra de estréia de Alberto Fuguet, que antecipa as propostas do McOndo de inserir a literatura hispanoamericana no mercado global dos anos 1990
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7787
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7505_1.pdf831,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.