Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7781
Título: A conquista do paraíso inexistente: os transtornos da imaginação nos relatos de viagem dos séculos XV e XVI
Autor(es): Coelho, Rogério Mendes
Palavras-chave: Relatos de viagem; Descobertas; Explorações; Imaginação
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mendes Coelho, Rogério; Adolfo Cordiviola, Alfredo. A conquista do paraíso inexistente: os transtornos da imaginação nos relatos de viagem dos séculos XV e XVI. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O presente trabalho propõe estudar as configurações discursivas que descreveram as realidades americanas durante o período colonial dos séculos XV e XVI. Partindo de textos produzidos por alguns navegantes do século XVI como Cristóbal Colón, Américo Vespúcio e Pero Magalhães Gândavo, o que se realizou como pesquisa foi a problematização dos textos escritos não tão-somente como discursos de fundação do espaço americano, onde nuances como história e ficção; imitação e desvio se confundem, estabelecendo as bases interpretativas das realidades americanas, mas, sobretudo, o desenvolvimento de imaginação e discurso utópicos que foram importantes tanto para fundamentar a base do pensamento político moderno quanto o processo de formação das sociedades americanas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7781
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7501_1.pdf402,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.