Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/778
Título: Rituais contemporâneos e neopaganismo brasileiro: o caso da wicca
Autor(es): Siqueira Soares, Danieli
Palavras-chave: Contemporaneidade; Wicca; Neopaganismo; Espaço e Tempo Sagrados; Feminino Cósmico
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Siqueira Soares, Danieli; Figueroa de Medeiros, Bartolomeu. Rituais contemporâneos e neopaganismo brasileiro: o caso da wicca. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A contemporaneidade é o fator englobante da Wicca. Esta religião possui princípios estritamente ligados ao culto à natureza. Procurei nesta pesquisa abordar alguns aspectos que traduzem a relação entre os fundamentos wiccanianos e a sociedade envolvente; pontos de convergência e divergência, bem como, as adaptações realizadas para que um culto à natureza possa ser praticado dentro da contemporaneidade. Para tanto utilizei a observação participante de algumas comemorações ritualísticas, realizei entrevistas com praticantes da Wicca e participei de eventos,como reuniões e oficinas que trataram sobre esta religião. Abordei características como, a sacralidade do espaço e do tempo, a cosmologia do feminino, a contemporaneidade ritual, rituais de cura, entre outras. Existem algumas críticas e algumas conciliações entre a Wicca e os fatores contemporâneos, no entanto os resultados desta pesquisa ressaltaram o fato de que a Wicca e a contemporaneidade não são opostas ou rivais. A Wicca nasceu na sociedade contemporânea através de praticantes que são indivíduos contemporâneos e por isso, apesar de ter suas origens nos fundamentos da Antiga Religião Celta, ela adquire características da supermodernidade e também realiza adaptações de seus cultos e rituais para que os mesmos possam, ou melhor, na tentativa de que os mesmo se encaixem dentro da roupagem da sociedade atual. Por fim, este trabalho discute questões pertinentes ao contexto religioso contemporâneo nos moldes do neopaganismo, especificamente com relação a manifestação Wicca
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/778
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4337_1.pdf5,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.