Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7771
Compartilhe esta página
Título: | O espaço na narrativa literária e fílmica em O beijo da mulher-aranha |
Autor(es): | Jacinto dos Santos Filho, José |
Palavras-chave: | Hector Babenco; Manuel Puig; Narrativa literária; Narrativa fílmica; Imaginário; Percepção; Espaço |
Data do documento: | 2007 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Jacinto dos Santos Filho, José; da Piedade Moreira de Sá, Maria. O espaço na narrativa literária e fílmica em O beijo da mulher-aranha. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. |
Abstract: | O espaço literário e fílmico não é vazio, é cheio de nossos sonhos, desejos, ideais, valores, crenças, de tudo aquilo que move nossa existência e nos faz ter experiência. Esse espaço é mundo no mundo de nossas narrativas. Assim, procuramos pesquisar o texto literário e a imagem cinematográfica numa perspectiva interdisciplinar e fenomenológica, visando refletir sobre o discurso intersemiótico do espaço na prosa romanesca contemporânea e as implicações discursivas da tradução de uma linguagem noutra linguagem, a fílmica. No filme como no romance, o espaço se realiza pelas conexões estabelecidas entre personagem e ambientação imaginária e pelo sujeito-leitor-espectador diante da representação espacial sugerida pelos objetos de representação. As imagens projetadas na tela do cinema permitemnos tocá-las, pois, quando vemos, segundo Merleau-Ponty (2004), por princípio, tudo está a nosso alcance. E na literatura, pela leitura, conforme Merleau-Ponty (2002: 35), ocorre um confronto entre os corpos gloriosos e impalpáveis de minha fala e da fala do autor , isto é, as imagens construídas pela literatura se dão pela nossa experiência de mundo, tudo que vemos, tocamos, cheiramos, por senti-lo, somos capazes de identificá-lo a partir do que fala ou escreve o outro. A literatura se confraterniza com o imaginário de seu sujeito-leitor. Imaginário, aportando-nos em Bachelard, entendido a partir da relação que o ser-pensante mantém com as imagens ou conjunto de imagens que compõem seu repertório no espaço que ocupa. O espaço na narrativa literária e na fílmica em O Beijo da Mulher-Aranha, que é percebido ou imaginado em ambas narrativas, é uma instância decisiva para a construção das tramas |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7771 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo7467_1.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons