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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7769
Title: As categorias de avaliação da produção textual no discurso do professor
Authors: Marcuschi, Elizabeth
Keywords: Avaliação escolar; Língua materna; Espaço escolar
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Marcuschi, Elizabeth; Chambliss Hoffnagel, Judith. As categorias de avaliação da produção textual no discurso do professor. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Nas reflexões desenvolvidas neste estudo partimos da suposição de que os parâmetros da avaliação escolar são socialmente construídos e historicamente situados. Consideramos também que o ensino e a avaliação da língua materna no espaço escolar devem ocupar-se essencialmente dos aspectos interativos, cognitivos e discursivos da língua. Admitidos esses fundamentos, questionamos: Como são construídas pelo professor de língua as categorias com as quais ele opera na avaliação dos textos escritos por seus alunos, ou seja, quais são e como são tratados os fenômenos lingüísticos selecionados pelo docente, quando da elaboração de categorias avaliativas? O interesse do nosso estudo volta-se, portanto, para o processo de produção e seleção, pelo professor, das categorias que determinam o valor do texto do aluno, a conhecida redação, e apóia-se predominantemente nas concepções teóricas advindas da Lingüística Cognitiva de base sócio-interacional, articulando a elas contribuições provenientes da Análise do Discurso e da Lingüística de Texto. Concluímos que as categorias avaliativas são interativamente construídas e estabilizadas para fins práticos, adquirindo saliência, nesse processo, os valores lingüísticos inspirados em um modelo monológico (não-dialógico) de redação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7769
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