Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7763
Título: Ulysses: Um pernambucano
Autor(es): Cavalcanti da Rocha, Edyna
Palavras-chave: Ulysses Pernambucano;Medicina
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cavalcanti da Rocha, Edyna; Cortez Silva, Sílvia. Ulysses: Um pernambucano. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O presente estudo analisa a figura de Ulysses Pernambucano de Melo como educador, psiquiatra, pessoa humana e principalmente reformador social. Identifica Ulysses como portador de discurso modernizante nas áreas em que atuou. Utiliza o conceito teórico de Hannah Arendt de "inimigo objetivo", além das perspectivas de análise de Maria Luiza Tucci Carneiro sobre o período do Estado Novo, e de Jurandir Freire Costa sobre a história da psiquiatria no Brasil. Estuda as ações de Ulysses Pernambucano enquanto médico e educador assim como o apresenta como vítima da regressão e do ódio de parcela da elite dominante de então. Aponta o Estado como forjador de provas que tatuarão Ulysses Pernambucano como comunista. Enfoca a ação de investigadores da polícia à serviço do Estado com o propósito de vigiar os passos do indivíduo suspeito
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7763
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7674_1.pdf6,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.