Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7762
Título: As lavanderias de jeans de Toritama : uma contribuição para a gestão das águas
Autor(es): Siqueira Lima, Hilário
Palavras-chave: Gestão Ambiental; Lavanderia de Jeans; Água; Meio Ambiente
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Siqueira Lima, Hilário; José de Araújo Lima, Maria. As lavanderias de jeans de Toritama : uma contribuição para a gestão das águas. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no município de Toritama, situado na Região de Desenvolvimento do Agreste Setentrional pernambucano. O objetivo foi analisar o processo de lavagem usado nas lavanderias de jeans, identificar a demanda de água e seu destino final, e propor um modelo de gestão da água nas lavanderias, recurso natural bastante escasso naquele Município. A pesquisa, que envolveu levantamentos de dados primários e secundários, fez a leitura da realidade do município de Toritama, nas dimensões fisiográfica, socioeconômica e ambiental e mostrou situação de conflitos emergentes, a partir da pouca importância dada à dimensão ambiental no processo de instalação do Pólo Industrial de Toritama. Foi realizada uma pesquisa envolvendo 17% do universo de lavanderias, cujos resultados demonstraram que há um alto consumo de água, com variação entre a alta, baixa e média estação. Esta variação nas lavanderias pesquisadas, vai de 5.000 m3/mês, na alta estação, a 500 m3/mês na baixa, passando por 3.000 m3/mês, na média estação. Durante a pesquisa, procurou-se entender se os empresários relacionavam o processo produtivo em si, com a necessidade de cuidar do meio ambiente, especialmente da água. Constatou-se que todas as lavanderias pesquisadas já haviam implantado o sistema de tratamento de água. Os dados levantados subsidiaram a sugestão do modelo de gestão da água nas lavanderias, cuja mensagem principal é conservar a água para tornar sustentável o Pólo de Confecção de Jeans, em Toritama
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7762
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7853_1.pdf2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.