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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7756
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Título: | Réquiem à infância: um estudo sobre Um sábado em 30 e Viva o cordão encarnado, de Luiz Marinho |
Autor(es): | de Almeida Silva, Igor |
Palavras-chave: | Literatura brasileira; Luiz Marinho; Ficção; Sociedade; Memória; Literatura; Comicidade; Comédia; Dramaturgia brasileira |
Data do documento: | 2007 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | de Almeida Silva, Igor; Márcio Tenório Vieira, Anco. Réquiem à infância: um estudo sobre Um sábado em 30 e Viva o cordão encarnado de Luiz Marinho. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. |
Abstract: | Réquiem à Infância estuda duas comédias de Luiz Marinho (1926-2002), Um sábado em 30 e Viva o cordão encarnado. O viés teórico que nos utilizamos para a análise destas peças foi de rastrear, em suas camadas significantes, as formas do cômico, através de uma leitura sociocultural do autor, suas proposições estéticas e ideológicas. Nas duas comédias, escritas sob o ângulo da memória, memórias ficcionalizadas, na acepção de Anco Márcio Tenório Vieira, o dramaturgo transfigura suas mitologias pessoais, suas reminiscências, num constructo pessoal que, através da comicidade, revela a sociedade patriarcal em suas contradições. Ao mesmo tempo em que evoca o passado, apresenta um tempo-lugar em que predomina o atraso econômico e social, mas dele extraindo sua força cômica . Comédia e comicidade. Gênero e conceito que atravessam a obra de Luiz Marinho, de maneira indissociável, em constante transformação, passando do sério ao jocoso e vice-versa. Seriedade que remete de antemão à comédie serieuse, de Denis Diderot (1713-1784). As duas peças têm uma correlação interna entre o vivido e o real, mas sem o prejuízo da sua ficcionalidade. Revelação de si mesmo, de seu outro, do mundo e de nós mesmo |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7756 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
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