Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7751

Comparte esta pagina

Título : O tempo histórico na representação dos Professores do ensino fundamental do 1° e 2° ciclos
Autor : Donato Carvalho, Alexsandro
Palabras clave : TEMPO - REPRESENTAÇÃO; HISTÓRIA ENSINO; HISTÓRIA METODOLOGIA
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Donato Carvalho, Alexsandro; de Fátima Guerra Ferreira, Lúcia. O tempo histórico na representação dos Professores do ensino fundamental do 1° e 2° ciclos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumen : Objetiva analisar a representação de tempo para os professores do Ensino Fundamental do 1º e 2º ciclos, da cidade de São José de Campestre/RN, a partir da concepção de tempo histórico em Fernand Braudel e do conceito de representação. Para tanto foi aplicado um questionário abordando questões relativas ao tempo histórico, utilizando-se de duas gravuras: uma referente a uma indústria metalúrgica, e outra a uma moenda portátil manuseada por escravos. Após a aplicação do questionário e sua análise, percebemos que os professores, na sua grande maioria, desenvolvem, no seu trabalho em sala de aula, algumas concepções de tempo histórico, porém sem um conhecimento dos fatos da História. Essa representação de tempo histórico produzido pelos professores indica a importância das mesmas na produção do conhecimento histórico em sala de aula
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7751
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo7668_1.pdf387,92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons