Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7751
Title: O tempo histórico na representação dos Professores do ensino fundamental do 1° e 2° ciclos
Authors: Donato Carvalho, Alexsandro
Keywords: TEMPO - REPRESENTAÇÃO; HISTÓRIA ENSINO; HISTÓRIA METODOLOGIA
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Donato Carvalho, Alexsandro; de Fátima Guerra Ferreira, Lúcia. O tempo histórico na representação dos Professores do ensino fundamental do 1° e 2° ciclos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: Objetiva analisar a representação de tempo para os professores do Ensino Fundamental do 1º e 2º ciclos, da cidade de São José de Campestre/RN, a partir da concepção de tempo histórico em Fernand Braudel e do conceito de representação. Para tanto foi aplicado um questionário abordando questões relativas ao tempo histórico, utilizando-se de duas gravuras: uma referente a uma indústria metalúrgica, e outra a uma moenda portátil manuseada por escravos. Após a aplicação do questionário e sua análise, percebemos que os professores, na sua grande maioria, desenvolvem, no seu trabalho em sala de aula, algumas concepções de tempo histórico, porém sem um conhecimento dos fatos da História. Essa representação de tempo histórico produzido pelos professores indica a importância das mesmas na produção do conhecimento histórico em sala de aula
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7751
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7668_1.pdf387.92 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.