Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7750
Title: A charge virtual e a construção de identidades
Authors: Vanessa Assunção de Souza, Helga
Keywords: Charge virtual; Multimodalidade; Identidade
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Vanessa Assunção de Souza, Helga; Chambliss Hoffnagel, Judith. A charge virtual e a construção de identidades. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Há hoje em curso uma substancial mudança tanto do ponto de vista cultural quanto tecnológico a partir da adoção, por parte da sociedade, de novos paradigmas éticos e morais os quais proporcionaram a instauração de uma relação de vida pautada na velocidade, eficácia e produtividade. Essas alterações também repercutiram na linguagem, sobretudo com o advento da Internet, e colaboraram para modificar as relações de leitura e escrita. A Charge Virtual, através da Análise Crítica do Discurso e da análise multimodal, é um gênero ideal para investigar a construção de identidades sociais. Esta pesquisa tem por finalidade analisar as Charges Virtuais, especificamente do autor Maurício Ricardo exibidas no site www.charges.com.br e observar como os diversos modos de organização (animação, texto-verbal, áudio e imagem) interagem e formam a significação do gênero em análise. Além disso, este estudo procura investigar, tendo como base a Análise Crítica do Discurso e a análise multimodal, de que maneira as relações lingüístico-discursivas constituem uma base para a construção de identidades por meio de discursos estereotipados presentes nas falas das personagens da charge
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7750
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7462_1.pdf13.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.