Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7746
Título: Dante: um percurso pela literatura brasileira
Autor(es): Monteiro da Rocha, Gibson
Palavras-chave: Divina commedia; Álvares de Azevedo; Castro Alves; Augusto dos Anjos; Guimarães Rosa
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Monteiro da Rocha, Gibson; de Holanda Barros, Lourival. Dante: um percurso pela literatura brasileira. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Qualquer grande obra literária é escrita a partir de um congresso de escritores e poetas que se perfazem no íntimo de quem escreve. Na Literatura Brasileira viemos destacar que a presença de Dante tem cadeira cativa nesses eventos. Além de compor uma das obras de maior vulto da Literatura Ocidental, Dante tem marcado outras expressões literárias posteriores, como a Brasileira. A partir do Estudo das obras de Álvares de Azevedo, Castro Alves, Augusto dos Anjos e Guimarães Rosa intentaremos descortinar o modo como a leitura da Commedia foi importante na formação estética desses autores. Traçando, a partir disso, uma panorâmica da presença do poeta florentino na Literatura Brasileira
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7746
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7461_1.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.