Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7735
Título: A polifonia nas crônicas de Lima Barreto
Autor(es): Delana Viegas Galindo, Fabiana
Palavras-chave: Crônica; Polifonia; Lima Barreto
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Delana Viegas Galindo, Fabiana; da Piedade Moreira de Sá, Maria. A polifonia nas crônicas de Lima Barreto. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Nesse trabalho, partimos da hipótese de que não só no gênero romanesco podemos detectar a polifonia, mas também em outros gêneros discursivos; no gênero crônica, por exemplo, objeto de nossa pesquisa, é possível identificar a ocorrência desse fenômeno. O nosso objetivo no presente trabalho é analisar as crônicas de Lima Barreto publicadas em revistas e jornais do início do século XX, observando de que forma se revela a polifonia nesses textos, ou seja, as várias vozes que se deixam entrever no discurso do cronista e os mecanismos lingüísticos utilizados por ele para o surgimento dessas vozes. Optamos por esse gênero literário, especificamente de Lima Barreto, não só pelo valor documental e histórico desses textos que revelam fatos sociais e históricos do Brasil da Primeira República, mas principalmente por essas crônicas nunca terem sido objeto de estudo e da análise dos críticos, que sempre priorizaram os romances desse escritor não conferindo às crônicas seu valor e importância merecidos. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, adotamos o conceito de Bakhtin (2004; 2005) e Ducrot (1987) no que diz respeito à polifonia, como também os estudos de Cândido (1992), Sá (2002) e outros autores sobre o gênero crônica. Analisamos um corpus de vinte e cinco crônicas, e chegamos à conclusão de que a polifonia é um fenômeno recorrente na maioria das crônicas barretianas, no entanto, salientamos que nesse tipo de gênero ela não se manifesta de forma intensa como assim verificou Bakhtin nos romances de Dostoiévski
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7735
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7429_1.pdf713,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.