Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7734
Título:  E trovejou o cacete : cotidiano, resistência e criminalidade escrava (Recife, 1871 1888)
Autor(es): Helena Duarte de Araújo, Alba
Palavras-chave: Resistência; Cotidiano; Escravidão; Criminalidade; Recife
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Helena Duarte de Araújo, Alba; Jay Hoffnagel, Marc. E trovejou o cacete : cotidiano, resistência e criminalidade escrava (Recife, 1871 1888). 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Este trabalho discute elementos acerca da escravidão na cidade do Recife entre os anos de 1870 a 1880, enfatizando características dessa cidade no período estudado e as especificidades da escravidão no contexto urbano. Destaca-se, para esta análise, o viés da criminalidade compreendida como mecanismo de resistência escrava, resistência esta que pôde assumir múltiplas formas de expressão. Paralelo a isso analisamos diversos aspectos da escravidão urbana, as experiências dos cativos e o grau de interferência do Estado nas relações senhor escravo e demais setores da sociedade. A pesquisa contou com fontes primárias, o periódico Diário de Pernambuco, Códigos de Posturas e Processos Crime
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7734
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo766_1.pdf4,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.