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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7718
Title: Parâmetros curriculares nacionais: Contexto,fundamentos;processo de elaboração e influência no ensino de História
Authors: de Fátima Souza de França Cabral, Maria
Keywords: Ensino de história;Metodologia;Políticas educacionais
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Fátima Souza de França Cabral, Maria; Maria Falcão de Carvalho e Morais Santana, Martha. Parâmetros curriculares nacionais: Contexto,fundamentos;processo de elaboração e influência no ensino de História. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Abstract: Este trabalho analisa o contexto, fundamentos, processo de formulação e influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, junto aos professores de História, que trabalham com os terceiro e quarto ciclos antigas 5a a 8a séries, do Ensino Fundamental, em duas escolas, da Rede Pública Estadual, na cidade de Paulista, no Grande Recife. A questão central que se apresentou como problema para a pesquisa é, pois, de que forma a implantação dos PCN, repercutiu na prática pedagógica do professor de História? Por outro lado, as concepções de História e de Educação, são as principais variáveis que orientam a nossa investigação sendo desenvolvida uma análise da trajetória da História como disciplina do currículo, em consonância com a reorganização do Estado Nacional brasileiro e com os fundamentos teórico-metodológicos que acompanharam os avanços na produção historiográfica. No encaminhamento das respostas ao problema, derivaram-se elementos que consideraram o contato, dos profissionais de História com os PCN e sua utilização, ou não, no planejamento e nas atividades desenvolvidas no espaço da sala de aula. Ficou evidenciado que os professores conhecem os documentos dos PCN de sua área de atuação - no caso História-. Porém, alguns desses, explicaram que não tiveram oportunidade nem condições de estudá-los, seja individualmente ou de forma coletiva. Outros professores alegaram que ainda não receberam os exemplares do documento, mas têm acesso aos mesmos através de resumos, apostilas ou cópias disponíveis nas escolas. Um outro grupo, por sua vez, tem discutido as novas diretrizes dos PCN e, por meio de Projetos Pedagógicos, organizam idéias, que são vivenciadas em conjunto com a escola e a comunidade. No entanto, a conclusão mais incisiva deste trabalho, é que as discussões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, sejam recolocadas, assegurando condições para um debate mais amplo, plural e democrático
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7718
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - História

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