Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7711
Título: O espaço lúdico na poesia de Geraldo Valença
Autor(es): JARDIM, Adilson Guimarães
Palavras-chave: Rosa total; Espaços poéticos; Pós-modernismo; Geraldo valença; Poesia pernambucana
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Guimarães Jardim, Adilson; Nogueira Rodrigues, Lucila. O espaço lúdico na poesia de Geraldo Valença. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A partir da leitura dos versos do poeta pernambucano Geraldo Valença, desde suas primeiras publicações na revista Estudantes (década de 40), até o seu livro A Rosa Total (1989), objetiva-se investigar sua participação no cenário artístico pernambucano e brasileiro, além de algumas das características de sua poética, em meio ao Modernismo e ao Pós-modernismo. O estudo da poética de Valença permite observar um contraste entre a perda definitiva das fronteiras humanas, na Pós-modernidade, e aquele espaço da memória tradicional, que nos seus múltiplos desdobramentos simbólicos, ainda permite aos indivíduos um ponto de ancoragem na realidade, ou ao menos a possibilidade de maior amplitude da percepção das mudanças vertiginosas da contemporaneidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7711
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7397_1.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.