Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7710
Título: Representações multimodais: a religião pela capa de revista
Autor(es): VITORINO, Monique Alves
Palavras-chave: Gênero Textual; Análise Multimodal; Recurso Semiótico; Capa de Revista
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves Vitorino, Monique; Paiva Dionisio, Angela. Representações multimodais: a religião pela capa de revista. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Neste trabalho analisamos como o gênero textual capa de revista atua na representação e divulgação de discursos, a partir da religião por ele tratado, respondendo à seguinte questão: como capas de revistas laicas de interesses diversos, quer sejam elas de divulgação científica ou de informação, representam a religião? Para tanto, fundamentamonos na área dos estudos de gêneros textuais segundo a perspectiva social da teoria sociorretórica de Miller (2009) e Bazerman (2006) e na perspectiva da análise multimodal do gênero, baseada, sobretudo, na gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (2006). Para a análise, selecionamos, em acervo digital, a partir da primeira edição, capas cujo tema central seja assunto ligado à religião, até a primeira ocorrência deste tema em capas de revistas publicadas em 2010, constituindo um corpus de 81 capas, sendo 55 da revista semanal de informação Veja e 26 da revista de divulgação científica Superinteressante. A princípio, enfocamos o gênero textual capa de revista em suas características formais, momento em que elaboramos um esquema geral da sua constituição visual convencional; e em seu conteúdo semântico, a partir do qual configuramos os interesses e modos de tratamento dos assuntos por cada revista. A partir daí, categorizamos duas principais religiões representadas, a saber: Cristianismo e Espiritismo. Ao examinarmos as capas organizadas cronologicamente por religião categorizada, classificamos quatro principais recursos semióticos que, pela sua recorrência, configuram a identidade visual da representação de cada religião. Enfim, entendemos que as representações são convencionadas pelos usos recorrentes de recursos semióticos, mostrados pelas capas como inerentes às religiões, os quais constroem as identidades visuais e tudo o que a elas está ligado, como ideologias e relações de poder
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7710
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5660_1.pdf5,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.