Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7696
Título: A cidade atravessada velhos e novos cenários na política Belojardinense (1969-2000)
Autor(es): ADILSON FILHO, José
Palavras-chave: Cultura; Povo; Elites
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Adilson Filho, José; Muniz de Albuquerque Júnior, Durval. A cidade atravessada velhos e novos cenários na política Belojardinense (1969-2000). 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Esta dissertação procura analisar algumas estratégias utilizadas pelos Grupos de Francisco Cintra Galvão e José Mendonça Bezerra, no que concerne a sua manutenção enquanto forças políticas hegemônicas, da cidade de Belo Jardim. Buscam-se apreender as condições históricas que deram emergência a estes atores políticos e como suas práticas imagético-discursivas e não-discursivas contribuíram para dar uma nova visibilidade e dizibilidade à cidade e aos seus habitantes. Ou seja, vimos que a partir do final da década de 1960 processa-se uma série de modernizações que alteram a paisagem urbana e o modus vivendi da população local e, por conseguinte, instaura uma determinada forma de ver e dizer a cidade, a qual se espacializa, nos discursos políticos e no senso comum, como a cidade dos músicos , cidade de vocação industrial entre outros enunciados. São enunciados, portanto, que têm a pretensão de forjar uma identidade e construir uma memória duradoura. A outra questão problematizada neste trabalho diz respeito aos imbricamentos entre o velho e o novo nas práticas políticas e econômicas das elites. Elementos que são considerados antagônicos mesclam-se, entrechocam-se, mas nunca de maneira auto-excludente. As elites, assim, mantêm-se no poder, negociando as tensões entre o moderno e tradicional mediante processos de hibridismo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7696
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7627_1.pdf679,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.