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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/769
Title: Exportação de software via internet : um modelo para pequenas empresas brasileiras
Authors: AMORIM, Américo Nobre G. F.
Keywords: Comércio eletrônico; Exportação de software; Modelo de negócio; Produtos virtuais
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Nobre G. F. Amorim, Américo; Simião Dornelas, Jairo. Exportação de software via internet : um modelo para pequenas empresas brasileiras. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: A indústria brasileira de software sempre esteve voltada para o mercado interno, a despeito de várias tentativas para aumentar as exportações nacionais, as quais fracassaram por uma série de fatores como: a falta de capital e principalmente deficiências na rede de promoção e distribuição dos produtos. A seu turno, a popularização da Internet, em especial com o incremento do acesso à banda larga, gerou uma nova oportunidade para a exportação de software. A utilização em larga escala da rede e do comércio eletrônico sobre a mesma, viabilizou uma série de novas oportunidades de negócio, especialmente para pequenas empresas. Em sendo o setor de software um dos mais integrados à Internet, é natural que as empresas deste segmento busquem explorar as características da rede para ampliar sua competitividade. Inserindo-se neste enredo, o objetivo deste estudo é idealizar um modelo para exportação de software pela Internet que seja exeqüível para pequenas e médias empresas brasileiras. Buscar-se-ão elementos que indiquem ações e processos para empresas que tendam a estruturar iniciativas de exportação de software. A trama conceitual aborda temas como comércio eletrônico, virtualidade (organizações e produtos) e aspectos de gestão (marketing experiencial, confiança e pirataria). Para elaborar o modelo, numa perspectiva exploratória, foi utilizada uma abordagem multimetodológica, com fases qualitativa e quantitativa. Um estudo de caso foi empreendido, para descortinar dimensões e práticas de exportação para construção do modelo e, posteriormente, conduzida uma pesquisa survey, para avaliar as dimensões do modelo numa amostra representativa de empresas exportadoras. Espera-se que o modelo contribua para desencadear um movimento de crescimento das exportações nas pequenas empresas brasileiras de software
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/769
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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