Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7681
Title: Linguagem e leitura : movimentos discursivos dos leitor na construção do sentido do texto na sala de aula de 5ª série
Authors: de Fátima Almeida, Maria
Keywords: Leitura na escola;Linguagem
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Fátima Almeida, Maria; de Arruda Carneiro da Cunha, Dóris. Linguagem e leitura : movimentos discursivos dos leitor na construção do sentido do texto na sala de aula de 5ª série. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Este estudo visa a compreender os processos de construção de sentido na atividade de leitura na escola. Fundamentamo-nos na perspectiva sócio-interacionista elaborada por Bakhtin/Volochinov (1929/1981), Bakhtin (1992) e François (1996/1998), na qual a linguagem é dialógica e produz movimentos interativos, que auxiliam na interpretação e no sentido do texto. O procedimento metodológico revela os movimentos discursivos que ocorrem no ato de ler, numa quinta série do Ensino Fundamental. Os movimentos demonstram o caráter dinâmico da linguagem, através dos modos de ver ou de ler dos sujeitos que atuam interativamente no espaço escolar. Verificamos que a leitura é uma questão de olhar ou ponto de vista dos leitores. Os resultados demonstram que a interação entre professor e aluno e aluno/aluno permite visualizar que o sentido é construído num processo de retomada-modificação entre os leitores, que se constituem os articuladores das interpretações, das escolhas e das leituras possíveis. Se o professor possibilita um diálogo de leituras, a sala de aula torna-se um espaço aberto às descobertas, resultantes do trabalho dos sujeitos leitores, que alternam reflexões interativas e interpretativas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7681
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8320_1.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.