Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7679
Título: A compreensão de texto em provas de Língua Portuguesa em concursos públicos
Autor(es): FREITAS, Cleidson Jacinto de
Palavras-chave: Texto; Compreensão; Prova de concurso
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Jacinto de Freitas, Cleidson; Carlos dos Santos Xavier, Antonio. A compreensão de texto em provas de Língua Portuguesa em concursos públicos. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de caracterizar as atividades de compreensão em provas de concursos públicos na sua relação com os gêneros textuais e com as tipologias de questões. Para tanto, o corpus selecionado foram as provas de quatro bancas de concursos ESAF, FCC, Cesgranrio e CESPE, realizadas no período de 2009 e 2010. Pretendemos fornecer indícios para se observar se os exercícios de compreensão textual nos concursos se constituem efetivamente em atividade de compreensão ou realizam outras atividades como cópia, decodificação lexical e sintática ou outros exercícios tradicionalmente intitulados de compreensão, mas que, na verdade, com ela, têm pouca relação. Nossa análise nos permitiu identificar os conceitos de língua, texto e compreensão subjacentes às bancas e vimos que o tradicionalismo ainda é muito presente. Diversos exemplos de questões, nas quatro bancas observadas, evidenciaram uma postura estruturalista, tomando a língua como um código, consequentemente considerando o texto um depósito e interpretando que o processo de compreensão se dá por meio de uma decodificação. Nas quatro bancas também identificamos questões que exigem do candidato atitudes frente ao texto que demandavam esforços cognitivos complexos e que deixavam claro que o conceito de língua, texto e compreensão eram, respectivamente, de evento comunicativo, proposta de sentido e atividade de coautoria
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7679
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo459_1.pdf2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.