Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7670

Share on

Title: Leituras da etnoficção: de Mario Vargas Llosa a outras vozes-rios da narrativa peruana
Authors: Roberta Galindo Rodrigues, Bárbara
Keywords: Etnoficção latino-americana; Narrativa peruana contemporânea; José María Arguedas; Julio Ramón Ribeyro; Cesar Calvo; Mario Vargas Llosa; Diglossia; Escrita; Oralidade
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Roberta Galindo Rodrigues, Bárbara; Gerhard Mike Walter, Roland. Leituras da etnoficção: de Mario Vargas Llosa a outras vozes-rios da narrativa peruana. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Este trabalho pretende realizar uma análise dos procedimentos etnoficcionais presentes na obra de quatro grandes escritores da narrativa peruana contemporânea: José María Arguedas, Julio Ramón Ribeyro, Cesar Calvo e Mario Vargas Llosa. A partir do paradigma da diglossia (LIENHARD, 1994), acredita-se avaliar com maior clareza o que se define por etnoficção latino-americana (LIENHARD, 1992), no intuito de identificar como se manifestam as ressonâncias de uma voz indígena no campo de tensões que se estabelece nas malhas dessas escrituras. Nesse sentido, vamos observar uma contraposição de códigos culturais e lingüísticos historicamente opostos desde a Conquista (MELIÀ, 1998), fundamento de uma relação assimétrica entre as distintas práticas textuais desenvolvidas pelos povos no continente. As possíveis ressonâncias desta Outra voz no domínio da escritura vêm suscitar, assim, uma antiga discussão sobre os encontros e desencontros entre a escrita e a oralidade na esfera da criação literária (CORNEJO POLAR, 2000)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7670
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo453_1.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons