Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7654

Compartilhe esta página

Título: As parteiras e os médicos : a inserção do gênero masculino numa realidade feminina (século XIX e início do século XX)
Autor(es): Susan Miranda de Sousa, Priscila
Palavras-chave: Parteiras; Médicos; Ginecologia; Obstetrícia; Diferença Sexual; Família Eugênica; Corpo
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Susan Miranda de Sousa, Priscila; de Fátima Guimarães, Maria. As parteiras e os médicos : a inserção do gênero masculino numa realidade feminina (século XIX e início do século XX). 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: O presente trabalho As Parteiras e os Médicos: a inserção do gênero masculino numa realidade feminina (século XIX e início do Século XX) visa analisar as relações entre parteiras e médicos na construção do saber de saúde sobre a mulher no campo do conhecimento formal (técnico-científico), e como os médicos adotaram a mulher como objeto de estudo buscando estabelecer uma mulher civilizada, higienizada e parceira na construção de uma família eugênica. E para formar esta nova mulher teve-se que romper com o saber tradicional das parteiras e forçá-las a integrar a um curso de partos, rompendo este universo feminino. Tentamos também analisar como o surgimento de dois novos campos de saber sobre a mulher (Ginecologia e Obstetrícia) construiu uma imagem da mulher como um ser natural e a tentativa de comprovar que a mulher é o seu corpo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7654
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7014_1.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons