Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7645
Título: Fernando de Noronha e os Ventos da Guerra Fria : a relação entre Brasil e Estados Unidos nos anos de JK
Autor(es): Rodrigues do Nascimento, Grazielle
Palavras-chave: Guerra Fria; Fernando de Noronha; História da relação Brasil X Estados Unidos
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rodrigues do Nascimento, Grazielle; Jay Hoffnagel, Marc. Fernando de Noronha e os Ventos da Guerra Fria : a relação entre Brasil e Estados Unidos nos anos de JK. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O ano de 1956 foi singular para a Ilha de Fernando de Noronha. Inserida em um ambiente de guerra fria, era instalada uma base militar norteamericana em seus arredores. Dividir com o estrangeiro este espaço insular se mostrava como uma afronta à soberania do Brasil para alguns. Os recortes de jornais possibilitam refletir sobre a convivência entre os técnicos que operavam os mísseis teleguiados e os moradores da ilha, (re) significando os tempos históricos em um movimento permanente, marcado por temporalidades e delimitações espaciais. Esta convivência ora se apresentava conflitante, quando se percebe uma dicotomia entre a necessidade dos recursos que a base oferecia à ilha (como assistência à saúde e o transporte aéreo) e o sentimento antiamericano que pairava sobre alguns militares; ora se apresentava conveniente, quando o dólar poderia render ganhos a quem se aventurasse a ir trabalhar para o americano. Assim, Defesa, Segurança e Soberania asseguravam a hegemonia americana dentro da América Latina, determinando que o Atlântico fosse o espaço dos teleguiados. O governo dos Estados Unidos inseria o Brasil em uma área de influência estratégica, cujas possibilidades de controle efetivo constituíam o principal argumento da geopolítica de segurança. Esta presença americana mudaria de certo o dia-a-dia de uma ilha em meio ao Oceano Atlântico, tornando-a um dos palcos da Guerra Fria
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7645
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo692_1.pdf5,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.