Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7644
Título: Uma abordagem semântico discursiva de estruturas nominais em mente em interações orais dialogadas
Autor(es): das Graças Carvalho Ribeiro, Maria
Palavras-chave: TV Cabo Branco; Estruturas nominais
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: das Graças Carvalho Ribeiro, Maria; de Arruda Carneiro da Cunha, Dóris. Uma abordagem semântico discursiva de estruturas nominais em mente em interações orais dialogadas. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O presente trabalho insere-se no quadro do sócio interacionismo e tem por objetivo analisar, numa perspectiva semântico discursiva, estruturas nominais em mente (EN mente) em interações orais dialogadas. A hipótese defendida é a de que os sentidos dessas estruturas só podem ser definidos por uma abordagem que leve em conta não só a materialidade verbal do discurso, mas também e, sobretudo, a situação concreta que faz surgir o discurso. Para tanto, tomamos como objeto de análise três gêneros da modalidade oral: um depoimento político; entrevistas do VALPB Projeto Variação Lingüística da Paraíba e entrevistas do Programa Bom dia Paraíba TV Cabo Branco. A análise dos dados comprova que as EN mente produzem diferentes efeitos de sentido, de acordo com a situação de enunciação e com os propósitos comunicativos. Podemos constatar, também, que muitas EN mente deixam de funcionar no nível da proposição e passam a operar apenas no nível do discurso, enquanto outras assumem, simultaneamente, funções discursivas e gramaticais. Observamos, ainda, que, seja como componente proposicional, seja como componente discursivo, essas estruturas funcionam como constituintes de movimentos discursivos que vão contribuir para a progressão textual, para a organização da argumentação e para a construção do sentido do discurso
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7644
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8186_1.pdf806,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.