Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7634
Compartilhe esta página
Título: | Caminhando numa cidade de luz e de sombras. A fotografia moderna no Recife na década de 1950 |
Autor(es): | de Fátima Bruce da Silva, Fabiana |
Palavras-chave: | Recife; História; Fotografia; Fotógrafos, Foto Cine Clube do Recife |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | de Fátima Bruce da Silva, Fabiana; Paulo de Morais Rezende, Antonio. Caminhando numa cidade de luz e de sombras. A fotografia moderna no Recife na década de 1950. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
Abstract: | Este trabalho, cuja documentação elementar são fotografias da Coleção Alexandre Berzin/Foto Cine Clube do Recife - da Fundação Joaquim Nabuco -, tem por motivação compreender as especificidades da arte fotográfica praticada nesta cidade, na década de cinqüenta. São fotografias que não pretendem apenas registrar e reproduzir o que é dado, mas que, considerando-se o vínculo indiciário com o real concreto, se propõem a ressaltar diversidades, fragmentando o universo fotografado e multiplicando sensações no observador; relativizando, inclusive, o lugar da fotografia na modernidade. Ensinar a ver era o objetivo do fotógrafo Alexandre Berzin que reuniu em torno de si um grupo de fotógrafos amadores que buscavam autonomia como meio de expressão através da fotografia; interessados em arte e técnica e em participar de Salões, onde compartilhavam suas experiências e concorriam com outros fotógrafos do Brasil. Neste sentido, desvelamos o ato fotográfico de uma elite do Recife, que podia pensar e consumir fotografia. A tese pode ser considerada como uma legenda extensa, contando uma história não linear. Como uma composição que segue combinando representações e reflexões, insistimos na abertura do material visual aos mais diversos filtros e percepções. Apesar de seu lugar intermediário - cujo acesso só é possível na intertextualidade -, a fotografia é simplesmente fotografia: devemos esta consciência fotográfica, esta aproximação, àqueles fotógrafos do Recife, pioneiros nesta arte de reinventar o mundo |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7634 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo9559_1.pdf | 4,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons