Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7630
Title: Práticas de sociabilidade de proprietários fundiários de floresta e de tacaratú: Sertão de Pernambuco (1840-1880)
Authors: do Bom Parto Ferreira Burlamaqui Proa, Maria
Keywords: história social; elite; proprietário fundiário; sociabilidade; política; prosopografia
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: do Bom Parto Ferreira Burlamaqui Proa, Maria; do Socorro Ferraz Barbosa, Maria. Práticas de sociabilidade de proprietários fundiários de floresta e de tacaratú: Sertão de Pernambuco (1840-1880). 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Esta tese enfoca a trajetória social de cento e cinquenta e quatro proprietários de terras de Floresta e de Tacaratú, duas antigas vilas localizadas na região do sub-médio São Francisco, Sertão de Pernambuco. As pesquisas em documentos judiciais e cartoriais, permitiram caracterizar a formação social dessa categoria de proprietários, no período de implantação da Lei de Terras de 1850, momento em que o governo imperial tentava por em prática transformações econômicas e sociais importantes, tais quais as vendas de terras públicas a particulares. Para isto realizar, nos propusemos a analisar o regime de co-propriedade característico da região. O estudo comparativo das fontes indicou as especificidades sociais, culturais, políticas e econômicas desse grupo, composto de famílias tradicionais da região. A partir da abordagem serial e prosopográfica, buscamos constituir as redes de sociabilidade desenvolvidas por esta categoria, como a rede matrimonial, a rede patrimonial e a rede político-burocrática. Constatamos que estas famílias de proprietários de terras participaram da construção desse espaço do Sertão, como categoria socialmente dominante e como membros ativos da burocracia administrativa local
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7630
Appears in Collections:Teses de Doutorado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo9445_1.pdf7.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.