Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7626
Compartilhe esta página
Título: | Interculturalismo e ensino de língua inglesa: é na tua língua que falo, mas é na minha língua que te compreendo |
Autor(es): | Ferreira Paulino, Suzana |
Palavras-chave: | Lingüística Aplicada; Cultura; Interculturalismo; Língua Inglesa; Competência |
Data do documento: | 31-Jan-2009 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Ferreira Paulino, Suzana; Medeiros de Carvalho, Nelly. Interculturalismo e ensino de língua inglesa: é na tua língua que falo, mas é na minha língua que te compreendo. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | O processo de ensinoaprendizagem da língua inglesa abrange o conhecimento da sua cultura, permitindo que os educandos compreendam os valores, os comportamentos e as práticas sociais que representam o povo do idioma estudado. O ensino desta língua deve ser baseado no diálogo entre as culturas e nos conhecimentos prévios dos alunos para promover o interculturalismo e desenvolver a competência intercultural e a consciência identitária, possibilitando observações críticas e aprendizado. O objetivo geral deste trabalho foi investigar o tratamento dado aos aspectos culturais, visíveis e invisíveis, nos livros didáticos de língua inglesa, das coleções Connect (2006) e New ACE (2002). Nossa pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos do Interculturalismo sugeridos pelos seguintes autores: Dooly (2005), Kramsh (2001), Freire (1996) e Goodenough (1971); da Abordagem Comunicativa, Hymes (1972) e do Sóciointeracionismo, Vygotsky (2003, 2000). Concluímos que as duas coleções analisadas possuem elementos culturais visíveis e alguns invisíveis, o que indica um avanço. Entretanto, suas abordagens são superficiais, pois não há um tratamento adequado dos temas, tampouco, atividades que guiem os alunos à construção da competência intercultural e da consciência crítica |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7626 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo4025_1.pdf | 9,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons