Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/761
Title: Planejamento Agregado em Empresas com Sobrecapacidade: Estudo de Caso em uma Indústria de Bebidas
Authors: de Oliveira Pontual, Leonardo
Keywords: Administração; Indústria; Planejamento
Issue Date: 2001
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Oliveira Pontual, Leonardo; José dos Santos, Maurílio. Planejamento Agregado em Empresas com Sobrecapacidade: Estudo de Caso em uma Indústria de Bebidas. 2001. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.
Abstract: Qualquer empresa em um ambiente competitivo está sujeita a sofrer os efeitos das variações externas ou internas que podem ocasionar um desequilíbrio entre a demanda e a capacidade. Em uma dessas situações, a organização pode ter sua demanda consideravelmente reduzida, de forma que sua capacidade torne-se superior às necessidades do mercado. No geral, isto representa um alto custo, pois os recursos estarão ociosos e haverá subutilização das máquinas e instalações. Neste momento, a empresa deverá agir rapidamente, com o intuito de retomar o balanceamento entre a produção e as vendas. Caso contrário, as despesas poderão minar a capacidade de reação da organização, prejudicando sua competitividade. Este trabalho analisou quais alternativas de Planejamento Agregado da Produção são mais adequadas ao ambiente de sobrecapacidade. Para isto foi desenvolvido um estudo de caso numa empresa, que sofre da problemática. Foram analisadas detalhadamente cada alternativa possível de ser implementada, apontando-se as peculiaridades. A partir daí foram selecionadas aquelas mais adequadas à situação de sobrecapacidade. Além dos critérios de custo e viabilidade relativos à seleção das alternativas, outros foram definidos e considerados como dependência de terceiros, flexibilidade e inércia das decisões. Apesar da generalização das alternativas, os gerentes devem observar as particularidades da empresa e da situação. Isto é necessário, pois cada ação tomada terá uma conseqüência, que depende do ambiente e das características dos produtos e da organização
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/761
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1141_1.pdf628.56 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.