Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7608
Título: Os africanos livres em Pernambuco, 1831-1864
Autor(es): Luciana Ribeiro de Oliveira, Cyra
Palavras-chave: Africanos livres; Tráfico de escravos; Escravidão
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Luciana Ribeiro de Oliveira, Cyra; Joaquim Maciel de Carvalho, Marcus. Os africanos livres em Pernambuco, 1831-1864. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender as práticas de resistência utilizadas pelos africanos livres na província de Pernambuco no período de 1831-1864. Durante o período em que estiveram sob custódia do Estado, os africanos livres, desenvolveram os mais diversos tipos de atividade, sejam engajados no trabalho das repartições do governo ou ainda servindo aos consignatários particulares. De acordo com a legislação, teriam eles que servir por um período de 14 anos na condição de criados ou trabalhadores livres , tempo esse que seria de aprendizado para poderem colocar-se em liberdade. No entanto, na prática as coisas não funcionaram bem assim, sendo submetidos ao trabalho compulsório pelos tutores, que encontravam meios de burlar as leis e continuar a se beneficiar dos serviços prestados por eles. Mas, os africanos livres eram conhecedores de sua condição, tanto é que se colocavam diante das autoridades, solicitando um tratamento diferenciado, enquanto que outros recorreriam aos tribunais. No processo de busca pela emancipação, vários foram os obstáculos enfrentados para verem seus desejos se efetivarem. Nem todos conseguiram alcançá-los. Uns permaneceram por muito mais tempo do que o previsto, outros, ficaram servindo a seus tutores pelo resto de suas vidas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7608
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo685_1.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.