Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7606
Título: A Farpa e a Lira: uma análise socioliterária a partir de Cruz e Sousa e Lima Barreto
Autor(es): ALVES, Paulo
Palavras-chave: Literatura; racismo; experiências; Lima Barreto; Cruz e Sousa
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves, Paulo; de Holanda Barros, Lourival. A Farpa e a Lira: uma análise socioliterária a partir de Cruz e Sousa e Lima Barreto. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Dois escritores no Brasil são basilares para se compreender a relação etnia e literatura. Ambos cravaram um marco na cultura brasileira, em relação à reivindicação de reconhecimento das chamadas minorias sociais, no que toca à visibilidade e ao direito de ser. Era o primeiro passo para que, aproximadamente meio século mais tarde, outras frentes reivindicatórias se lançassem em busca do não esvaziamento e não reificação da cultura e do sujeito negros. Cruz e Sousa e Lima Barreto, um por via da metáfora transfiguradora, outro pela crítica acérrima, fustigaram a sociedade estampando-lhe, em rosto, aquilo que ela insistia em pôr sob o tapete: a existência do negro vilipendiado pelo preconceito sócio-racial, carente, por direito, de status humano. Este trabalho busca analisar comparativamente a obra de Cruz e Sousa e Lima Barreto, no que concerne à maneira de posicionar-se diante do racismo enfrentado, por ambos, na sociedade, a partir de traços presentes na própria obra; ao mesmo tempo em que tenta explicitar a diferença como um e outro enfrentaram o problema. Ele procura também apontar, no texto, elementos característicos que marcaram os dois escritores pelo preconceito sofrido e como isso passou para a obra. Por esse viés, tenta mostrar que o texto literário não é somente um objeto artístico, mas, por ser um produto humano, é atravessado pelas experiências do autor. Por fim, este trabalho ainda busca demonstrar porque os dois autores são atuais e, portanto precisariam ser revisitados com o cuidado em captar o aporte de suas análises críticas. Isto, tendo em vista a atualidade e pujança do tema abordado, bem como a qualidade artística de ambas as obras
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7606
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4020_1.pdf782,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.