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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7600
Title: Ensino tradicional de gramática e prática de análise lingüística na aula de português
Authors: Iris Da Silva, Noadia
Keywords: Ensino de língua materna; Análise Lingüística; Gramática Tradicional
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Iris Da Silva, Noadia; Marcuschi, Elizabeth. Ensino tradicional de gramática e prática de análise lingüística na aula de português. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O trabalho pedagógico direcionado para os estudos lingüísticos tem se evidenciado como um desafio para os professores de português. Por um lado, devido a fatores tanto de natureza social e política, quanto relativos ao estatuto da área de conhecimentos lingüísticos, constatamos um crescente desprestígio do ensino tradicional de gramática em nosso país. Por outro lado, a Análise Lingüística, uma das principais perspectivas teórico-metodológicas contrapostas ao ensino tradicional de gramática, ainda é uma prática pouco assumida entre os docentes. Na presente investigação, buscamos justamente perceber como os professores estão lidando com as diferentes propostas de ensino de língua hoje disponíveis, ao mesmo tempo em que elaboramos hipóteses explicativas das posturas assumidas. Para tanto, investigamos a prática pedagógica de dois professores de língua portuguesa da rede municipal de ensino do Recife. Do ponto de vista teórico, nos apoiamos nos pressupostos da Lingüística Aplicada de base interacionista e, do ponto de vista metodológico, nos pressupostos da abordagem qualitativa. Nossos resultados indicam a coexistência de diferentes perspectivas teóricometodológicas no trabalho pedagógico do eixo da reflexão e análise sobre a língua, perspectivas essas que se delineiam mais claramente em função dos conteúdos lingüísticos selecionados e trabalhados em sala de aula. Sem ter a pretensão de esgotar a temática, percebemos que uma das causas dessa variação pode ser atribuída à formação profissional inicial e continuada dos professores, enquanto outra está relacionada com a dificuldade sentida pelos professores em lidar com conteúdos de ensino e programas curriculares pouco precisos quanto ao princípio orientador da progressão de conhecimentos escolares. Devido à natureza multifacetada da problemática, concluímos que sua superação depende de ações conjuntas no âmbito acadêmico e no das políticas públicas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7600
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

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