Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7595
Título: Vozes de um desejo: homoerotismo e homossociabilidade na literatura infanto-juvenil brasileira
Autor(es): Ferreira da Silva, Luciano
Palavras-chave: Teoria da literatura; Literatura brasileira; Literatura infanto-juvenil; Erotismo; Homoerotismo
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferreira da Silva, Luciano; Gonçalves Licari, Luzilá. Vozes de um desejo: homoerotismo e homossociabilidade na literatura infanto-juvenil brasileira. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade fazer uma discussão sobre a literatura infanto-juvenil brasileira, depreendendo de algumas obras selecionadas representações das relações homoeróticas, tanto masculina quanto feminina. Foi preciso direcionar o foco para narrativas que tratam do assunto de forma implícita ou de forma explícita engendrando construções discursivas, ora mantenedoras de um discurso homogêneo e totalizador, ora aliando-se a um discurso heterogêneo descentralizador da ambigüidade do equilíbrio social aparente e ficcionalmente representado. Fizemos retomadas conceituais de outras áreas do conhecimento com o objetivo de auxiliar a leitura das obras escolhidas para ampliar a discussão a respeito desse tipo de literatura. Nos dois primeiros capítulos tecemos comentários e problematizamos conceituações que, mais tarde no decorrer do trabalho, procuramos transformar em instrumentos analíticos. No terceiro capítulo há uma seleção de obras destinadas a um público infantil , obras que margeiam um imaginário inicial, digamos assim, pois elas trabalham com os chamados contos infantis, e algumas que podem ser consideradas fábulas dentro de um universo de perspectivas analíticas. No quarto capítulo direcionamos a nossa atenção para análises de obras que são rotuladas de juvenis , pois estão voltadas àquele grupo de leitores cuja faixa etária vai dos quatorze até os dezoito ou dezenove anos. No quinto e último capítulo relatamos uma experiência de trabalho com a recpção deste tipo de literatura em escolas do município de Altamira, cidade do interior do Estado do Pará. Uma preocupação que esteve sempre presente desde o início desta tese foi de não ficar apenas numa discussão teórica a respeito da estrutura narrativa de obras destinadas a um tipo específico de público, via texto, de um tema ainda complexo como é o caso do homoerotismo, mas verificar como determinadas obras são recebidas em uma realidade específica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7595
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7803_1.pdf7,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.