Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7591
Título: Meu Rei e a construção do paraíso
Autor(es): Pinheiro Quirino, Priscilla
Palavras-chave: Milenarismo; Meu Rei; Messianismo; História Social; Antropologia
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pinheiro Quirino, Priscilla; Maria Brandão de Aguiar, Sylvana. Meu Rei e a construção do paraíso. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Esta dissertação traz uma análise acerca da devoção existente em torno da figura de Cícero José de Farias, o Meu Rei, que foi o líder político, social e religioso da Comunidade da Fazenda Porto Seguro no município de Buique. Meu Rei era visto como pretenso Profeta de Deus responsável pela preparação do povo eleito para a chegada do Apocalipse, construindo naquela parte do Sertão do Moxotó uma aura messiânico-milenar que perduraria por vinte e três anos. Também foi analisado por nós a formação do campo de atuação deste líder e os agentes que junto com ele atuavam na manutenção de tal campo. Ademais, nossa pesquisa nos fez refletir sobre a administração deste mercado de bem simbólico no qual a religião de cunho apocalíptico é o seu principal capital. Do ponto de vista teórico, nos foram basilares as obras de Pierre Bourdieu, Max Weber, Jean Delumeau e Norman Cohn. Em nossa compreensão, no viés sociológico, este é um movimento singular e que consubstancia um movimento maior de (re)encanto da religiosidade que vê-se cada vez mais nos dias de hoje. Como caminhos metodológicos optamos por um estudo de caso simples e fizemos convergir interpretações de documentação oficial, com História Social e Etnografia. Do que foi argumentado ao longo deste trabalho, podemos aferir que este é um movimento de longuíssima duração, no dizer de Braudel, resiste ao devir da antiguidade no rastro da apocalíptica judaica perpassando a escatologia medieval e absorvendo alguns caracteres sebastianistas dos grandes movimentos messiânicos do século XIX
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7591
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6582_1.pdf5,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.