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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7580
Title: A construção da identidade do Presidente Lula
Authors: Petrônio Fernandes Iglésias, Marcus
Keywords: interação; ideologia; discurso; intertextualidade; argumentação
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Petrônio Fernandes Iglésias, Marcus; de Barros Pessoa, Marlos. A construção da identidade do Presidente Lula. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O discurso político tem um caráter, eminentemente argumentativo. Nesta pesquisa, analisamos o discurso do Presidente Lula em dois momentos distintos: o primeiro, em novembro de 2005, no auge da crise política que abalou a credibilidade do governo do Presidente; o outro momento deu-se uma semana antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2006. Os dois discursos foram veiculados pela Rede Cultura, no Programa Roda Viva. Analisamos como o discurso do Presidente, nas duas entrevistas coletivas, criou uma nova identidade, completamente distinta daquela que tinha sido tecida pela grande mídia e setores da oposição, que perceberam, na crise de 2005, uma oportunidade para retirar o Presidente do poder. A análise do corpus foi feita, a partir dos postulados da Análise Crítica do Discurso, levando-se em conta a ideologia, intertextualidade e argumentação. A pesquisa dialogará com a História, as Ciências Políticas e as Ciências que estudam as mídias. A Pragmática e a Lingüística textual, também, foram utilizadas, com o intuito de desvelar as interações entre o Presidente e os entrevistadores. É importante compreender o funcionamento de um discurso proferido pelo em um cenário cujos interlocutores, em muitos momentos, não tinham uma relação amistosa em relação ao Presidente da República. Havia, nas duas entrevistas coletivas uma forte tensão, seja em função dos escândalos, que assolaram a o centro do poder político, seja nos momentos que antecederam o segundo turno das eleições presidenciais. O Presidente necessitou ativar diversas competências: lingüísticas, comunicativas e enciclopédicas, a fim de agir sobre o outro, no caso, os telespectadores do Programa Roda Viva
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7580
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

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