Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7574
Title: Indesejáveis e perigosos na arena política: Pernambuco, o anti-semitismo e a questão alemã durante o Estado Novo (1937-1945)
Authors: Lewis, Susan
Keywords: Estado Novo; Pernambuco; Anti-semitismo; Judeus; Alemães; Súditos do Eixo; Indesejáveis; Vigilância
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Lewis, Susan; Torres Montenegro, Antonio. Indesejáveis e perigosos na arena política: Pernambuco, o anti-semitismo e a questão alemã durante o Estado Novo (1937-1945). 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Em Pernambuco, Agamenon Magalhães assumia a interventoria durante o Estado Novo e uma série de idéias e práticas que ocorriam no âmbito federal foram legitimadas em seu governo. O regime, que nascera sob o signo do nacionalismo e do autoritarismo, restringia os espaços de atuação dos grupos que não se adequavam aos seus ideais e muitos foram por ele considerados indesejáveis ou perigosos. Entre estes encontravamse os judeus, em relação aos quais o anti-semitismo presente na sociedade adquiria cores mais fortes no momento em que fugiam do nazi-fascismo; e estavam, também, os estrangeiros membros dos países do Eixo, principalmente os alemães, que preservavam sua cultura e mantinham forte ligação com o país de origem. Durante a Segunda Guerra Mundial, com o país lutando contra as potências do Eixo, eles seriam considerados um perigo para a soberania interna do Brasil. Em Pernambuco são observadas as duas questões: o momento em que os judeus eram apresentados como indesejáveis e a vigilância e repressão que se seguiram posteriormente sobre os estrangeiros provenientes dos países do Eixo, principalmente os alemães, que eram maioria no Estado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7574
Appears in Collections:Teses de Doutorado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7868_1.pdf5.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.