Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7557
Título: Aquisição de letramento digital por estudantesadolescentes da rede pública de educação: um estudo de caso
Autor(es): LEANDRO, José Carlos
Palavras-chave: Letramento Digital; Gêneros Digitais; Leitura; Escrita; Internet
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carlos Leandro, José; Carlos dos Santos Xavier, Antonio. Aquisição de letramento digital por estudantesadolescentes da rede pública de educação: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Na presente pesquisa, buscou-se observar as estratégias de aquisição do que têm sido chamado por alguns pesquisadores de Letramento Digital (XAVIER, 2002) por iniciativa própria de um grupo de adolescentes, estudantes de uma escola da rede publica estadual de Pernambuco, localizada em um bairro de classe popular da periferia da cidade do Recife. As situações analisadas na presente pesquisa procuraram demonstrar que o letramento digital é adquirido por meio das interações que os sujeitos participam no cotidiano. Essa pratica não é circunscrita á escola, mas está presente nos múltiplos espaços sociais. Consideramos apenas os acessos ao computador online por entendermos que existe um grau ilimitado de possibilidades que favorecem aos usuários utilizarem de múltiplas formas linguagens numa mesma superfície, no caso, a tela do computador. Analisamos as enunciações nos espaços das redes de relacionamentos interpessoais, sobretudo quando os sujeitos acessaram e interagiram através das novas ferramentas de comunicação (MSN, Blog, Fotolog, Orkut etc.). Ademais, a grande parte dos adolescentes tem se auto-capacitado a manusear essas ferramentas online, mediada pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), com exímia desenvoltura na sociedade atual. Nesse sentido, analisamos as praticas de Leitura e escrita no suporte digital desenvolvidas pelos sujeitos da pesquisas. Assim, a sociedade que vivenciamos deve urgentemente possibilitar a formação de novos cidadãos e cidadãs que possam exercer sua real cidadania a partir da inserção nos meios tecnológicos que fazem da inclusão digital uma necessidade constitutiva da identidade dos sujeitos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7557
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3980_1.pdf8,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.