Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7539
Título: Duplo oscilador acoplado não-linear ressonante com frequências unitárias
Autor(es): GALVÃO, Eudes Naziazeno
Palavras-chave: Soluções periódicas; Osciladores com ressonância; Sistemas Hamiltonianos; Formas normais
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Naziazeno Galvao, Eudes; Augusto Rodrigues Castilho, César. Duplo oscilador acoplado não-linear ressonante com frequências unitárias. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Nesta dissertação, trabalhamos com Sistemas Mecânicos, sobre a estabilidade de um ponto de equilíbrio, e sobre a existência de órbitas perióodicas em torno do mesmo. Além disso, há questionamentos sobre a existência de famílias de órbitas perióodicas numa vizinhança de tal ponto. Lyapunov estabeleceu o Teorema do Centro de Lyapunov, o qual dá condições suficientes para garantirmos a existência desta família. Mas, infelizmente (ou felizmente!) tal teorema não se aplica ao problema discutido pelo Martin Kummer no artigo On Resonant Non Linearly Coupled Oscillators with Two Equal Frequencies, problema sugerido por um caso especial do hamiltoniano de Hénon-Heiles (Ref.[5]). Tal trabalho se utiliza de vários teoremas fortes sobre fluxos induzidos por hamiltonianos. O Teorema do Twist (de Moser) aparece como protagonista na decisão de estabelecer uma condição suficiente para que a família de órbitas seja estável
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7539
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8708_1.pdf626,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.