Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7506
Title: | O Fandom como Sistema Literário: uma análise crítica do texto na Era da Reapropriação virtual. |
Authors: | Móes Miranda, Fabiana |
Keywords: | Técnica;ciberespaço;hipermídia;crítica literária;fandom |
Issue Date: | 31-Jan-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Móes Miranda, Fabiana; Maria Araújo Ferreira, Ermelinda. O Fandom como Sistema Literário: uma análise crítica do texto na Era da Reapropriação virtual.. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | Este trabalho se propõe a uma reflexão teórica sobre o fazer crítico literário numa época em que os espaços sócio-culturais estão cada vez mais integrados com as tecnologias hiperreais, ou seja, arquivadas e distribuídas pela Internet. Os recursos hipermidiáticos foram disponibilizados para a sociedade e difundiu-se a forma de auto-aprendizagem e de interação entre os usuários da técnica, que se apropriaram da proposta de multisemiose do hipertexto, para resgatarem o contar e o fazer histórias. Desta forma, surgiu uma (re)apropriação dos textos literários tradicionais ou de massa , que recriou uma nova maneira de atuação ou resgatou no ciberespaço uma prática antiga que era recontar e criar sobre o texto/origem. Neste contexto, a proposta deste trabalho é iniciar um diálogo entre a crítica de literatura e o fandom, um sistema literário digital que surgiu espontaneamente no ciberespaço, agregando diversos outros gêneros literários e midiáticos. No fandom, temos leitores/fãs/escritores num processo constante de recepção, atualização e compartilhamento de narrativas, originárias ou não de livros |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7506 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo3890_1.pdf | 4.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.