Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7506
Título: O Fandom como Sistema Literário: uma análise crítica do texto na Era da Reapropriação virtual.
Autor(es): Móes Miranda, Fabiana
Palavras-chave: Técnica; ciberespaço; hipermídia; crítica literária; fandom
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Móes Miranda, Fabiana; Maria Araújo Ferreira, Ermelinda. O Fandom como Sistema Literário: uma análise crítica do texto na Era da Reapropriação virtual.. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Este trabalho se propõe a uma reflexão teórica sobre o fazer crítico literário numa época em que os espaços sócio-culturais estão cada vez mais integrados com as tecnologias hiperreais, ou seja, arquivadas e distribuídas pela Internet. Os recursos hipermidiáticos foram disponibilizados para a sociedade e difundiu-se a forma de auto-aprendizagem e de interação entre os usuários da técnica, que se apropriaram da proposta de multisemiose do hipertexto, para resgatarem o contar e o fazer histórias. Desta forma, surgiu uma (re)apropriação dos textos literários tradicionais ou de massa , que recriou uma nova maneira de atuação ou resgatou no ciberespaço uma prática antiga que era recontar e criar sobre o texto/origem. Neste contexto, a proposta deste trabalho é iniciar um diálogo entre a crítica de literatura e o fandom, um sistema literário digital que surgiu espontaneamente no ciberespaço, agregando diversos outros gêneros literários e midiáticos. No fandom, temos leitores/fãs/escritores num processo constante de recepção, atualização e compartilhamento de narrativas, originárias ou não de livros
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7506
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3890_1.pdf4,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.