Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7501
Título: Dos textos que elas tecem: formas femininas de escrita contemporânea
Autor(es): Maria Zirpoli, Ilzia
Palavras-chave: Romance de viagem; Romance autobiográfico; Narrativa feminina contemporânea
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Zirpoli, Ilzia; Gonçalves Licari, Luzilá. Dos textos que elas tecem: formas femininas de escrita contemporânea. 2012. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumo: O presente trabalho visa a investigar os romances «A república dos sonhos» e «Voltar a Palermo», de Nélida Piñon e Luzilá Gonçalves Ferreira, salientando o autobiográfico como campo de instauração de novos significados, questionando as convenções que sustentam os gêneros do discurso / da literatura e ficcionalizando experiências vividas, bem como fazer emergir os sentidos relativos ao resgate de eventos situados no pretérito. Partindo da heterogeneidade implícita na experiência da viagem, analisaremos a função da memória feminina visando a problematizar as conexões entre a transculturalidade, a identidade e a escrita que desarticula as construções identitárias monológicas e amplia os espaços para a constituição de novas subjetividades
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7501
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7465_1.pdf934,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.