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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7499
Title: Avaliação da produção escrita no ENEM: como se faz e o que pensam os avaliadores
Authors: LUNA, Ewerton Ávila Dos Anjos
Keywords: Escrita; Avaliação; ENEM
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Ávila Dos Anjos Luna, Ewerton; Saito Monteiro de Barros, Kazue. Avaliação da produção escrita no ENEM: como se faz e o que pensam os avaliadores. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: A partir da consideração do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como instrumento de avaliação com quantidade crescente de participantes ao longo dos dez anos de sua criação, e considerando que a avaliação de textos escritos é uma das preocupações recorrentes por parte dos que estão envolvidos com processos de ensinoaprendizagem da escrita, este estudo teve por objetivo investigar o tratamento dado à avaliação da produção textual por uma esfera importante no âmbito do ensino de língua, o Ministério da Educação, através de análise da Planilha de Critérios de Correção da Redação do ENEM. Acrescido a esta, objeto de análise documental, para compor o corpus, foram também realizadas entrevistas com profissionais (os avaliadores) que fazem parte do processo avaliativo dos textos produzidos no Exame, uma vez que o trabalho também objetiva investigar como estes se posicionam diante do trabalho por eles realizado: o que acham da planilha? Existe dificuldades? Quais? A pesquisa possui caráter interdisciplinar, sendo utilizadas as contribuições de estudos pedagógicos e lingüísticos. A discussão parte das concepções norteadores de avaliação como possibilitadora de reorientação das práticas dos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, de língua como meio de interação fortemente atrelada a contextos, e de texto enquanto um evento comunicativo com natureza processual de produção de sentido. O estudo visa trazer contribuições para o processo de avaliação textual, no geral, e no ENEM, em particular, uma vez que são destacados pontos positivos e negativos da Planilha, as principais dificuldades vivenciadas pelos avaliadores e, ainda, possibilita que reflexões futuras sejam realizadas em prol do aprimoramento da forma de avaliar textos escritos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7499
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

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