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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7478

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Título: O espiar da coruja: uma leitura das coisas, dos seres e das idéias no romance São Bernardo de Graciliano Ramos
Autor(es): Queiroz, Carlos Eduardo Japiassú de
Palavras-chave: Fenomenologia; Estética; Memória
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Eduardo Japiassú de Queiroz, Carlos; Adolfo Cordiviola, Alfredo. O espiar da coruja: uma leitura das coisas, dosseres e das idéias no romance São Bernardo deGraciliano Ramos. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo a análise da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos. Qualificaríamos nosso projeto analítico, de antemão designado como uma leitura interpretativa, como pertencente ao âmbito de uma transdiciplinaridade, notadamente aos campos disciplinares da teoria da literatura e da filosofia. Divide-se em duas partes marcadamente distintas: a primeira, denominada de Teoria (Idéias) , tem como visada um continente teórico cujas idéias servirão de base para o conteúdo disposto na segunda parte. Podemos, assim, afirmar que a Parte I atuará como norte epistemológico, justificando o propugnado na parte II; esta última denominada de Leitura (imagens) . Neste sentido, a proposta teórico-filosófica do trabalho tem três eixos centrais. O primeiro, discorrido no Capítulo 1 da primeira parte, centra-se numa fenomenologia da percepção, tendo como principal suporte bibliográfico o livro do filósofo Maurice Merleau-Ponty, Fenomenologia da Percepção; neste, postulamos a percepção como um primeiro fundamento de uma estética receptiva, No segundo eixo estabelece-se a memória como o outro central fundamento que posicionará o sujeito intérprete no processo, postulado por nós como fenomênico , de uma leitura. Estes dois fundamentos irão compor com um terceiro, a saber, a concepção hermenêutica de uma estética receptiva tal como pensada pelo teórico literário Wofgang Iser. O terceiro capítulo da parte I vai, deste modo, estruturar-se como hipótese interpretativa que irá amparar a leitura-escritura de toda segunda parte. E´, portanto, nesta última, que realizamos a análise do romance São Bernardo. Devemos então afirmar que a investigação do livro, enquanto projeto e ambição metodológica, assume um paradigma estético-fenomenológico que se justifica nos fundamentos teóricos suprareferidos. O livro é, assim, perspectivado capítulo a capítulo, formando um percurso no qual o leitor-intérprete focará compreensivamente as idéias e imagens que tomam, e tomaram, relevo durante a leitura. Atribuindo-se e descobrindo-se significado àquelas passagens que, imantadas por um sentido de valor, sobressaíram, predominantes, à consciência-espírito. A análise do romance in(surge)-se, pois, como troca estética: o leitor-intérprete ao tempo em que se ilumina por ela, clareia e motiva o texto lido
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7478
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