Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7471
Título: Métodos variacionais e soluções periódicas minimizantes para os problemas de Kepler, 3 e 4 corpos
Autor(es): Mateus de Souza, Eder
Palavras-chave: Métodos variacionais; Soluções periódicas; Kepler
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mateus de Souza, Eder; Cláudio Vidal Diaz, José. Métodos variacionais e soluções periódicas minimizantes para os problemas de Kepler, 3 e 4 corpos. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Nesta dissertação, fazemos uma introdução aos métodos variacionais no intuito de encontrar minimizantes de certos funcionais. Em particular, os minimizantes do funcional ação, são soluções para o problema dos N-corpos desde que não possuam colisões. Estudamos os minimizantes do funcional ação para o problema de Kepler, onde constatamos que as órbitas circulares minimizam tal funcional. Estudamos também, a propriedade minimizante das órbitas para o funcional ação relativo ao problema dos três corpos planar com massas iguais. Com certas restrições topológicas e algumas simetrias fizemos um estudo da órbita da "figura oito", descoberta por A. Chenciner e R. Montgomery [6], mostrando que os corpos se movem ao longo desta órbita e não colidem. Além disso, fizemos um breve estudo sobre o funcional ação relacionado ao problema paralelogramo dos quatro corpos e conseguimos soluções periódicas com certas simetrias
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7471
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8548_1.pdf447,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.