Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7470
Título: No tacho, o ponto desandou: história de Pesqueira, de 1930 a 1950
Autor(es): Cavalcanti de Oliveira Filho, Bartolomeu
Palavras-chave: Pesqueira;Indústrias Alimentícias;Consenso Social
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cavalcanti de Oliveira Filho, Bartolomeu; Pessis, Anne-Marie. No tacho, o ponto desandou: história de Pesqueira, de 1930 a 1950. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Este trabalho detém-se sobre a História de Pesqueira, município do Agreste pernambucano, no período de 1930 a 1950, momento de ascensão e declínio das indústrias alimentícias da localidade. A indústria em Pesqueira imprimiu novo ritmo ao município, transformando-o em importante centro desta atividade, com reflexos significativos no poder público, no processo de urbanização e no cotidiano dos munícipes. Entretanto, a desregionalização da economia nacional, iniciada a partir de 1930, que operou uma nova divisão inter-regional do trabalho, legando ao Nordeste o papel de exportador de matérias primas, produtos agrícolas de subsistência e mão de obra barata e importador de produtos industrializados do Centro-Sul, surtiu efeitos nesta localidade, na década de 1950. Realidade que conjugada ao fato do processo da acumulação de capital das indústrias ter ocorrido em detrimento do crescimento do mercado interno local, provocado pela baixa remuneração da força de trabalho; e à existência de um latifúndio agroexportador mantenedor de relações de trabalho pré-capitalistas, resulta na derrocada da indústria em Pesqueira. A análise que se procede não é de história econômica, mas sim, busca-se perscrutar as nuances utilizadas pelas elites pesqueirenses para sufocar as lutas e os conflitos que emergem no processo de determinação das diretrizes, prioridades e necessidades da sociedade, e assim, exercerem uma dominação ideológica, instaurando um consenso social e fazendo o conjunto da sociedade aceitar a direção que elas elegeram
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7470
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7810_1.pdf2,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.