Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7454
Título: Letrados e ufanos: o Club Litterario de Palmares (1882 1910)
Autor(es): CARVALHO, Vilmar Antonio
Palavras-chave: Modernidade; Cultura Letrada; Associações Literárias; Literatos
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antonio Carvalho, Vilmar; Jorge de Siqueira, Antonio. Letrados e ufanos: o Club Litterario de Palmares (1882 1910). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho investiga a história do Club Litterario de Palmares, entre os anos de 1882 e 1910. Uma associação de letrados fundada na região canavieira de Pernambuco, com a finalidade de promover a instrução, o progresso das letras e o aperfeiçoamento literário dos seus sócios, contemporâneos das mudanças culturais, políticas e econômicas da modernidade. Por isto, observa o envolvimento do Club com as questões da época, destacando os debates sobre a abolição do trabalho escravo, a República e a concorrência entre os projetos reformistas debatidos pela Geração 1870. Investiga, também, a participação dos sócios do Club na recepção, apropriação, distribuição e exibição da cultura letrada; os escritos de seus literatos em jornais, revistas e livros; o repertório erudito que mobilizam para fundação e continuação do Club; intercâmbios, descontinuidades e decadência da associação literária na primeira década do século passado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7454
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3383_1.pdf1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.